4º C

PROFESSORA SÓNIA

Visita de Estudo ao Palácio Nacional de Queluz

Olá queridos pais e Encarregados de Educação…
No dia 6 de março de 2014, pelas 13h, dirigimo-nos no autocarro da Junta de Freguesia de Casal de Cambra, para uma Visita de Estudo ao Palácio de Queluz… A nossa viagem decorreu com muita animação, diversão e rapidez, pois também não era muito longe.
Quando chegámos, deparámo-nos com um cenário muito agradável embora muito antigo, pois embora construído no séc. XVIII, o nosso palácio situado em Queluz,  continua a manter uma beleza extraordinária.
Tivemos um guia que nos levou a conhecer as salas do palácio, de seu nome, Davide Santos.
O nosso guia ensinou-nos muita coisa, de entre as quais, o estilo “Rococó”, relacionado com a natureza, que diz respeito ao estilo com que todas as salas do palácio eram decoradas…
Observámos uma senhora a que o guia deu a alcunha de  “bisbilhoteira”, que nos mostrou  alguns dos adereços usados pelas marquesas para se tornarem mais belas…
Em seguida passámos pela sala de escultura onde um Senhor nos mostrou alguns dos pormenores  relacionados com a feitura dos fatos e dos vestidos das marquesas e dos marqueses, a forma como se mexia nas antigas canetas de penas, entre outros…
A seguir dirigimo-nos para uma sala onde encontrámos umas senhoras, uma delas a tocar harpa e outra com uma voz extraordinária ,esplêndida  e inesquecível… estas senhoras encontravam-se a cantar na sala de jantar do palácio…
Depois, de alguns minutos de espera,  numa sala enorme , eis que aparece um marquês e uma marquesa que nos deram a conhecer umas das danças que se bailavam naquele tempo… foi uma parte muito divertida pois convidaram nos a participar nessa mesma dança, o que tornou ainda mais interessante a nossa visita…
Por fim, mas não menos importante, demos uma volta aos lindos jardins do palácio, observámos lindas flores, lindos lagos onde tirámos fotografias e passeámos um pouco aproveitando o dia de Sol…
E, tendo em conta a beleza deste Palácio, os alunos do 4º C da professora Sónia Alves, aconselham todos os pais e Encarregados de Educação a visitarem este deslumbrante Palácio.
Para sentirem maior vontade de o conhecer, aqui vai uma pequena sessão fotográfica.

Observem e divirtam-se a imaginar o quanto esta visita foi interessante para nós…

&   No dia 16 de março de 2014, a prof. Sónia Alves festejou mais um aniversário…
Nenhum dos seus alunos se esqueceu, e todos eles fizeram um miminho para a professora…
Aqui vai um voto de agradecimento, aos pais que me presentearam com um miminho, e o meu maior Beijo é para os meus alunos, que se dedicaram a fazer trabalhos em cartolinas para me prepararem uma linda surpresa, na sala de aula…

Obrigada a todos pelo vosso carinho…

No Natal de 2013,
Fomos até ao Circo
Adoramos conviver
E novos amigos conhecer…

Com uns lindos leões…
O espetáculo começou,
Qual foi o nosso espanto
Quando o leão pulou…

Com os malabaristas
Foi uma diversão
Todos a saltitar
Num baloiço e sem cordão….

Por fim vieram os cavalos,
Com vontade de nos conhecer,
Obedecendo ao seu tratador
Para nos conseguirem surpreender…

Com a vinda dos palhaços,
Foi tudo Muito divertido…
De tanto permanecer a rir…
Até fiquei com dor no umbigo…