3º B

PROFESSORA SÍLVIA




Uma história na Biblioteca Municipal de Casal de Cambra

“A girafa que comia estrelas”


E assim comemoramos 1 ano desde a abertura da biblioteca.











A tarde dos MINI CIÊNTISTAS

         Queremos agradecer aos alunos do 8º F e à professora Graça pelas experiências que nos proporcionaram. Gostamos muito das experiências e da simpatia dos alunos que nos demonstraram algumas transformações que ocorrem na mistura de certos materiais.














O Alvoroço na biblioteca da nossa escola

Olá amiguinhos!
Hoje, dia 18 de fevereiro, a turma dos girassóis fez uma surpresa à Professora Doutora Carla, bibliotecária, na nossa visita semanal à biblioteca. Na semana passada trabalhamos um texto sobre a importância dos diferentes livros (dicionários, enciclopédias, livros de romance de poesia, de culinária…) e a sua utilidade numa biblioteca. E nada melhor do que contar esta história a nossa professora bibliotecária.

Aqui ficam algumas imagens desse momento.














A sementeira

Os alunos do 3º B estão a trabalhar o tema das plantas, na área do Estudo do Meio, e não perderam a oportunidade de realizar experiências com as sementes.
Aqui ficam algumas imagens de como as nossas sementinhas se reproduziram.





Vocês sabiam que o Jacinto se desenvolve só com as suas raízes na água? Nós fizemos a experiência e aqui está com as suas grandes raízes e a flor quase a abrir.








Mas também colocamos o Jacinto (bolbo) na terra para podermos ver a diferença. E não é que também se desenvolveu muito bem, olhem a flor é cor de rosa J.



 


                                                              
Não podíamos deixar de semear os nosso girassóis, pois o que seria da sala dos Girassóis sem girassóis? Apenas demorou uma semana as duas sementinhas a desenvolverem-se, aparecendo o caule e depois as folhas.



Poemas dos Girassóis “Tudo ao contrário”

Eu trabalho no continente
Para dar dinheiro a toda a gente
E a minha mãe anda na escola
Para ensinar a professora.

Tenho o peixe na gaiola
E o papagaio no aquário
Não sei porquê, mas o papagaio
Morreu no armário.

A Mariana põe os sapatos nas mãos
E as luvas nos pés
Sabem o que aconteceu?
As mãos ficaram a cheirar a chulé.

Tenho um peixe na gaiola
E o papagaio no mar
Vive num quadrado
Quase retangular.


Autoras: Taísa, Leonor, Otniela e Tatiana





Dia Mundial da Alimentação
       Olá amiguinhos!
No passado dia 16 de outubro comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação, e a turma dos Girassóis não deixou passar este dia sem o celebrar. Resolvemos, mais uma vez, relembrar a importância da fruta para a nossa alimentação, pois ela dá-nos muitas vitaminas e energia para mantermos o nosso corpo saudável.
A nossa turma trouxe várias peças de fruta para a sala de aula, sabem para quê? Para fazer espetadas de fruta. Já alguma vez provaram alguma? Ficaram muito saborosas e todos nós comemos a fruta toda das espetadas. Mas resolvemos também dar este miminho às auxiliares da nossa escola e à coordenadora da escola, Professora Eugénia para que todos comemorássemos o Dia Mundial da Alimentação.
Deixamos aqui algumas fotografias das nossas espetadas, para que possam fazer em casa com a ajuda dos pais.





O meu dia de São Martinho





O dia de São Martinho

                Hoje é dia de São Martinho na escola EB1/JI de Casal de Cambra. Nós fizemos um teatro sobre o São Martinho que foi realizado pela turma do 3ºB.
Na nossa peça de teatro tínhamos um mendigo, o São Martinho, o narrador e especialmente os nossos amiguinhos a imitarem os sons. Se não fossem eles não haveria peça. Mas nós tivemos sorte, porque tivemos um público espetacular e também os colegas que imitavam o vento, tiveram uma ajuda do vento verdadeiro. Quando acabou o teatro fomos comer castanhas. As funcionárias acabaram, também por se divertirem.
Quando acabamos de comer as castanhas, tivemos música para dançar. As músicas eram tão divertidas que saímos todos dos nossos lugares para dançar.
As professoras dançaram que nem umas estrelas!
O dia de São Martinho foi muito divertido só é pena que o menino que fazia de São Martinho estava doente, só que foi corajoso, tal como o verdadeiro São Martinho, e veio para a escola representar a sua personagem.






O meu dia de São Martinho

                Hoje é dia de São Martinho e vou contar-vos como foi o meu dia de São Martinho. Hoje a minha turma “dos girassóis” foi fazer um teatro sobre o São Martinho. O mendigo era o meu colega Tiago, o São Martinho era o nosso colega Francisco, o narrador, digamos a narradora era a Leonor, o vento era a Tatiana e o Gabriel, a chuva era a Emanuela, a trovoada era a Neuza e a Iara, o sol era o Luís, o cavalo era uma vassoura, os passarinhos eram a Romana, o Raúl, o Martim e a Bruna, por último quem fazia o barulho do cavalo era o Diogo, a Raquel, o Raúl e a Taísa, ela relinchava quando o cavalo parava. Eu como não festejo o dia de São Martinho e não me perguntem porquê, eu não festejo porque se não ainda fico tonta, ehehe! Só aplaudi.
         No final a Dona Piedade assou as castanhas, a nossa professora com a ajuda de outros professores e funcionários, as castanhas por nós.
         A Funcionária Joana foi buscar uma coluna e colocou várias músicas, ficamos todos a cantar, a dançar até eu. Se me vissem a dançar já ficavam tontos, eu danço tão mal!
         E assim foi o meu dia de São Martinho e vocês não ficaram com vontade de comer castanhas assadas?
Acabo aqui esta divertida aventura na Escola EB1 de Casal de Cambra.